A abdominoplastia, procedimento cirúrgico estético que envolve a retirada de gordura localizada e excesso de pele do abdome, é um dos de maior demanda em cirurgia no Brasil e no mundo. A cirurgia também traz benefícios clínicos relacionados à saúde geral, pois restaura a saúde física e mental do paciente. Além disso, o procedimento pode ser associado à lipoaspiração para maximizar a estética do procedimento. Apesar de ser procurado principalmente pelo público feminino, a procura pelo procedimento por parte dos homens vem aumentando ano a ano.
Existem muitas variações possíveis dentro dos diferentes objetivos dos pacientes e possibilidades individuais, por isso, antes de prosseguir, é feito um estudo caso a caso para considerar as especificidades de cada paciente e qual será a melhor abordagem a ser escolhida.
Antes da cirurgia, o paciente deve passar por uma série de exames para confirmar o estado de saúde do paciente e a segurança para a realização da cirurgia. 15 dias antes da operação, o paciente deve iniciar os cuidados preparativos, evitando o uso de anti-inflamatórios e cessando completamente o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarros. No dia anterior à cirurgia, os pacientes devem iniciar jejum de pelo menos 8 horas antes da cirurgia e comparecer ao local com aproximadamente duas horas de antecedência, onde são feitos os contornos do corpo e os diagramas de cortes para a operação.
Os primeiros dias após a cirurgia exigem muito cuidado e paciência, pois a região abdominal pode ficar sensível e dolorida, causando desconforto físico, dores e inchaço, podendo ocorrer sangramentos e outras complicações. Por pelo menos 14 dias após a cirurgia, o paciente deve permanecer em repouso relativo e evitar qualquer esforço físico. Uso de cintas modeladores é indicado e deve ser seguido as orientações quanto à postura e modo de dormir. O uso de dreno é sempre aplicado e a retirada do mesmo ocorre normalmente na primeira semana, dependendo do volume coletado.
Após o pós-operatório inicial, o paciente pode retornar às atividades diárias que não exijam esforço físico. Durante toda a recuperação, os pacientes devem evitar a exposição ao sol – isso pode prejudicar a cicatrização ou causar pigmentação da pele. Lembre-se de sempre usar protetor solar!