A reconstrução de mamas é uma cirurgia reparadora que objetiva a recuperação das estruturas mamárias, em geral devido a remoção das mamas devido ao câncer de mama. A reconstrução das mamas também pode ser empregada em pacientes com doenças congênitas em que nascem sem a mama ou por traumas locais.
Em geral é um processo complexo que depende de uma equipe multidisciplinar envolvendo mastologista, oncologista e a cirurgiã plástica. A proposta dependerá do tratamento principal que será a cura para o câncer. As consultas pré-operatórias definiram a melhor indicação para seu caso.
Antes da cirurgia, o paciente deve passar por uma série de exames para confirmar o estado de saúde do paciente e a segurança para a realização da cirurgia. 15 dias antes da operação, o paciente deve iniciar os cuidados preparativos, evitando o uso de anti-inflamatórios e cessando completamente o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarros. No dia anterior à cirurgia, os pacientes devem iniciar jejum de pelo menos 8 horas antes da cirurgia e comparecer ao local com aproximadamente duas horas de antecedência, onde são feitos os contornos do corpo e os diagramas de incisão das incisões protéticas.
O pós-operatório da reconstrução de mamas exige que a paciente se afaste cerca de um mês das atividades diárias. É importante que não seja realizado esforço físico durante este período, especialmente atividades na qual se ergam os braços. As pacientes podem sentir desconforto e dor na área afetada, e analgésicos e antibióticos podem ser administrados para aliviar os sintomas conforme recomendado pelo médico.
Além disso, listamos algumas recomendações gerais que devem ser seguidas: