Os bioestimuladores são substâncias biocompatíveis que possuem em sua principal característica a função de estimular a produção de colágeno pelo organismo. O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo nosso corpo; ela garante a manutenção da pele e a capacidade elástica dos tecidos, e sua deficiência pode causar flacidez, rugas e aumentar a impressão de envelhecimento. No entanto, essa produção é comprometida a partir dos 30 anos de idade do paciente, uma vez que há uma perda de aproximadamente 1% das proteínas que produzimos por ano, gradativamente. Ao alcançar a menopausa, o corpo produz apenas cerca de 35% da sua capacidade anterior da produção, já não sendo suficiente para manter a sustentação da pele.
Os bioestimuladores são uma alternativa segura de aumentar a produção dessa importante proteína, e sua aplicação acontece em um procedimento estético rápido, sem cortes e seguro!
A preparação para a aplicação de bioestimuladores não envolve cuidados complexos!
É indicado que a paciente realize sua rotina faciais normalmente até o dia do procedimento, apenas suspendendo o uso de cosméticos no dia do procedimento – qualquer outra suspensão deve ser recomendada pela médica! -, e, após a realização dos procedimentos, recomenda-se que o paciente evite aplicar produtos sobre o rosto nos dias seguintes – bem como cremes hidratantes, séruns e maquiagem em geral. O paciente deve evitar pegar sol imediatamente após o procedimento e, se necessário a exposição, sempre utilize produto com fator de proteção contra os raios prejudiciais a fim de minimizar seus efeitos e diminuir a chance de desenvolvimento de manchas de cicatrização na pele.
Em geral, o procedimento não impede que o paciente realize suas atividades cotidianas normalmente. Mantenha-se hidratada sempre e fique atenta a presença de sintomas como vermelhidão, roxos ou dores; caso eles aconteçam, aplique gelo nos locais de aplicação para atenuá-los.