O explante de próteses consiste num procedimento cirúrgico que visa, como o próprio nome sugere, a retirada das próteses anteriormente aplicadas com o objetivo estético de reduzir o volume mamário, ou clínico, quando a paciente precisa retirá-los por necessidades de saúde ou devido a presença de sintomas prejudiciais, que podem envolver dores nas costas e no pescoço devido ao peso das mamas, entre muitos outros.
Importante destacar que a retirada do volume da prótese resultará em excesso de pele que será ressecado através de uma cicatriz maior do que a prévia para a colocação da prótese.
Dependendo do desejo e da possibilidade de coleta de gordura na paciente, é possível enxertar gordura na mama para restaurar parte do volume. Lembrar que a enxertia é limitada por procedimento, podendo ser necessário enxertias posteriores para atingir o volume final desejado.
Antes da cirurgia, o paciente deve passar por uma série de exames para confirmar o estado de saúde do paciente e a segurança para a realização da cirurgia. 15 dias antes da operação, o paciente deve iniciar os cuidados preparativos, evitando o uso de anti-inflamatórios e cessando completamente o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarros. No dia anterior à cirurgia, os pacientes devem iniciar jejum de pelo menos 8 horas antes da cirurgia e comparecer ao local com aproximadamente duas horas de antecedência, onde são feitos os contornos do corpo e os diagramas de incisão por onde será realizada a retirada das próteses.
O pós operatório em geral segue as orientações de uma mamoplastia habitual, podendo ser acrescentado cuidados com a área lipoaspirada em casos de coleta de gordura para a lipoenxertia.
Além disso, listamos algumas recomendações gerais que devem ser seguidas: