A rinoplastia é uma cirurgia facial que objetiva a harmonização da face através da remodelação da estrutura nasal, causando alteração da forma e volume do nariz. A remodelação poderá atuar tanto na cartilagem quanto na estrutura óssea da região, e, para além dos benefícios estéticos, pode auxiliar pacientes que sofrem de condições respiratórias do sono como o desvio de septo e hipertrofia de corneto, entre outras.
Ao alterar as estruturas nasais, a qualidade da respiração do paciente pode ser significativamente melhorada. Além de promover a harmonização facial do paciente, tornando o rosto mais simétrico, outros benefícios da rinoplastia estão relacionados à correção de um desvio de septo e um significativo aumento de autoestima e autoconfiança dos pacientes, causando ganhos no bem-estar estético e psicológico.
Antes do procedimento, é fundamental que seja realizado jejum de pelo menos 8 horas anteriores à cirurgia, que será orientado pela anestesista. Não utilize cremes, séruns, maquiagens, e evite também o uso de esmaltes nas unhas e acessórios como brincos, pulseiras e colares.
Compareça ao local com algumas horas de antecedência, conforme combinado previamente, com todos os exames realizados na preparação para a rinoplastia acompanhado de alguém de confiança, que será o seu acompanhante durante o período do procedimento.
Os primeiros dias após a cirurgia exigem que o paciente tenha muito cuidado e paciência, pois o inchaço da região pode causar desconforto e dificuldades respiratórias, podendo haver sangramentos e bloqueios respiratórios. O paciente deve permanecer em repouso e evitar qualquer esforço físico nos próximos 7 dias após a cirurgia. Para evitar o desenvolvimento de sintomas, o paciente é aconselhado a limpar a região com soro fisiológico em abundância.
Durante todo o processo de recuperação, o paciente não deve tomar sol a fim de evitar manchas permanentes de cicatrização. A retomada de atividades passa a ser viável em até duas semanas após o procedimento, mas as atividades esportivas ou físicas de alta intensidade só podem ser realizadas após, pelo menos, um mês do procedimento.