A cirurgia de tumores de pele é o tratamento comum para a maioria dos casos de melanoma e tumores de pele. É considerado um procedimento simples e, se as lesões forem pequenas, pode ser realizado ambulatorialmente e requer apenas anestesia local. Em geral, essa é a principal escolha de tratamento para o câncer de pele, pois possui alta taxa de cura e pode ser utilizado em casos de tumores recorrentes. Esta pequena cirurgia utiliza um bisturi para remover a lesão e pele saudável adicional como uma margem segura (de 1 a 2cm de borda dependendo do tipo de tumor). A anestesia utilizada, a duração do procedimento e o preparo necessário para a realização do procedimento são definidos de acordo com a complexidade de cada caso.
A maioria das cirurgias de câncer de pele é realizada em centro cirúrgico ambulatorial com anestesia local sem necessidade de internação – os pacientes recebem alta no mesmo dia. A recuperação após a cirurgia depende especialmente da saúde geral do paciente e da quantidade de pele removida no local da cirurgia. O resultado estético costuma ser bom, embora deixe uma pequena cicatriz. Embora seja um tratamento muito eficaz, é sempre necessário monitorar novas lesões cancerígenas que possam surgir.
Normalmente, o procedimento de retirada de tumores de pele não envolve grandes esforços de recuperação por tratar-se de um tratamento simples, e não impede a realização de atividades cotidianas. Reserve de um a dois dias após o procedimento para recuperar-se em casa, sem realizar esforços físicos, e, em seguida, poderá retornar a todos os compromissos de costume.